domingo, 29 de abril de 2012

PodSer #04 – A Raiz


Escute aqui!




Neste episódio, Haroldo Dutra Dias, Afonso Chagas Thiago Franklin batem um papo imperdível sobre A Raiz – a primeira revelação, uma conversa sobre o Antigo Testamento e a tradição Judaica.
Neste Podcast: Entenda porque o Espírita deve estudar o Antigo Testamento, veja como Emmanuel faz mais alguns links dentro de seus textos as Escrituras Sagradas, entenda o que é a circuncisão na Cultura Judaica e veja como oEvangelho Segundo Espiritismo esta recheado de referências à Raiz da Revelação Divina.

Twitter:
Haroldo: @haroldodd
Thiago Franklin: @curtacine

Facebook:





sábado, 28 de abril de 2012

A Linguagem das Lágrimas


‘A linguagem das lágrimas não pode ser entendida pelos corações de pedra. ’
Severo Catalina (escritor espanhol)
As lágrimas possuem uma linguagem própria que varia de acordo com a época, o local, a situação e o próprio individuo. Basicamente, elas exprimem o sofrimento ou a alegria. No sofrimento é a demonstração de pesar, tristeza, desapontamento, desespero, angustia dor;  na alegria expressam alivio, orgulho, felicidade, esperança, vitória. Há situações que podem ser alegria ou sofrimento, como a saudade – depende de como se encara esse sentimento.
A lágrima que pode ser terapêutica – quando faz bem e traz alivio; mas pode ser autodestrutiva e perniciosa quando é provocadora do desespero e da revolta.
Jesus, no sermão da montanha asseverou: Bem-aventurados (felizes) os que choram, porque serão consolados. (Mt 5,4)
Por que o Mestre disse isso se na vida, naturalmente, somos sempre impelidos à busca de prazer, da alegria, da satisfação e da diversão? Se fomos programados para escapar do sofrimento e das lagrimas? Se buscamos inúmeras terapias e medicamentos para fugir da tristeza? Se ninguém costuma invejar os que choram? Afinal, de que choro Jesus estava falando?
Certamente não estava falando do choro do pessimista que esta sempre vendo o lado negativo de tudo; nem do invejoso que chora porque não tem o que o outro tem; nem o do egoísta cujo lamento é não ter todas as ambições descabidas atendidas; com certeza não é do rebelde que se revolta contra as leis divinas; muito menos do orgulhoso que chora o orgulho ferido; tampouco do desesperado que perdeu a fé e esperança frente às perdas ou dificuldades da vida.
O consolo prometido por Jesus é para aqueles que choram e vivenciam a sua tristeza olhando a vida pela sua verdadeira perspectiva: aos aflitos que compreendem que a causa justa das suas aflições está em si mesmo, nesta ou em outra existência  e, com otimismo e esperança, trabalham para superar os sentimentos negativos e de desanimo; é para o culpado que caio em si e se arrependeu de seus equívocos, sente-se incomodado pelos seus erros e, com esforço e tenacidade, busca reparar os danos causados; é para aquele que chora com resignação, entendendo que o sofrimento atual é o pagamento de dividas das faltas passadas e que, se suportado pacientemente, poupara séculos de sofrimento na vida futura.
Para entender a mensagem de Jesus é preciso sensibilizar-se ( Deixai que o vosso coração se enterneça – O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.13, item17 ) e não ter mais o coração de pedra. Deve-se sair do mundo EGOCENTRICO para o da SOLIDARIEDADE e da CARIDADE.
O processo de racionalização, entendimento das leis divinas à luz da Doutrina Espirita, estudando o livre-arbítrio, a lei de causa e efeito, a reencarnação e a lei de evolução provocam profundas transformações no individuo.
A lagrima que derramamos por causa da dor, do sofrimento, da saudade, mas que é acompanhada da resignação, da esperança e do sentimento do dever cumprido, esta sim é a consolação prometida pelo  Mestre porque traz alivio e alegria, é a lágrima terapêutica, que nos faz bem e impulsiona a progredir. Devamos evitar as lágrimas da autopiedade, da desesperança, a egoística porque são autodestrutivas, impedindo o progresso e trazendo a infelicidade.
Nos momentos de duvida, aflição e angustia, deve-se deixar um pouco de lado o nosso pono de vista, que é limitado e obscuro e ligar-se ao Pai em oração porque Ele na Sua infinita sabedoria e justiça nos oferece sempre o que nos é necessário e merecido, recusando aquilo que nos é prejudicial mesmo que este necessário e merecido, recusando aquilo que nos é prejudicial, mesmo que este necessário seja, momentaneamente, o sofrimento, conforme ensina o Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 28, itens 26 e 27 Nas Aflições da Vida.
 Fonte: Seara Espírita

domingo, 22 de abril de 2012

PodSer #03 – Apocalipse







Fala galera como prometido aqui está mais um episodio do PodSer e dessa vez o tema é sobre apocalipse, espero que vocês gostem e ate terça com uma matéria muito boa. Um grande abraço a todos fiquem com Deus e até mais.


Neste episódio, Haroldo, Fred Cornelio Thiago Franklin batem um papo interessante sobre o apocalipse de João, dando continuidade ao estudo feito pelo Haroldo em São Jose do Rio Preto.
Neste Podcast: Acompanhe a continuidade do estudo feito em São José do Rio Preto, entenda alguns sinais do apocalipse de João, veja a importância da participação dos ouvintes via e-mail e  perceba como Emmanuel faz links dentro dos seus textos com os escritos sagrados.
Comentado na leitura de e-mails:
Estudo Feito em São José do Rio Preto: 
Seminário Apocalipse, mitos e Verdades.



quarta-feira, 18 de abril de 2012

“Livro dos Espíritos” completa 150 anos

Hoje é um dia de muita felicidade para nós espíritas, hoje o espiritismo completa 150 anos de existência um século e meio de ensinamentos de grande importância para a humanidade. No dia 18 de abril de 1857, Allan Kardec publica a primeira edição do Livro Dos Espíritos, neste dia a humanidade conhecia o consolador que Jesus prometeu. Trazendo as mais belas lições, o livro dos espíritos contem mais de 1.019 perguntas que respondem perguntas que antes eram totalmente desconhecidas para a humanidade como, por exemplo, a vida após a morte. A obra se divide em 4 partes:

Das causas primárias - abordando as noção de divindade, Criação e elementos fundamentais do Universo.

 Do mundo dos Espíritos - analisando a noção de Espírito e toda a série de imperativos que se ligam a esse conceito, a finalidade de sua existência, seu potencial de auto-aperfeiçoamento, sua pré e sua pós-existência e ainda as relações que estabelece com a matéria.

 Das leis morais - trabalhando com o conceito de Leis de ordem Moral a que estaria submetida toda a Criação, quais sejam as leis de: adoração,trabalhoreproduçãoconservaçãodestruiçãosociedadeprogressoigualdadeliberdade e justiça, amor e caridade.
Das esperanças e consolações - concluindo com ponderações acerca do futuro do homem, seu estado após a morte, as alegrias e obstáculos que encontra no além-túmulo.

Todo o resumo da doutrina espírita consta no livro dos espíritos e é de seu desdobramento que derivam os todos os outros 4 livros da doutrina. As causas primárias originou A Gênese; O mundo Espírita ou dos Espíritos é desdobrado no Livro dos Médiuns; As leis morais são a fonte do Evangelho Segundo o Espiritismo; E as esperanças e consolações são melhor explicadas em O Céu e o Inferno.

Obs: Quando foi lançada a primeira edição do livro dos espíritos neste dia foi o marco do inicio do espiritismo.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Os Bons Espíritas


Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que
vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e
caluniam. – Porque, se somente amardes os que
vos amam, que recompensa tereis disso? Não
fazem assim também os publicanos? – Se unicamente
saudardes os vossos irmãos, que fazeis
com isso mais do que outros? Não fazem o
mesmo os pagãos? – Sede, pois, vós outros, perfeitos,
como perfeito é o vosso Pai celestial.
(S. MATEUS, 5:44, 46 a 48.)

4. Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo leva aos resultados acima expostos, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.
Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestações não lhes apreendem as conseqüências, nem o alcance moral, ou, se os apreendem, não os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso? A alguma falta de clareza da Doutrina? Não, pois que ela não contém alegorias nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações.
 A clareza é da sua essência mesma e é donde lhe vem toda a força, porque a faz ir direito à inteligência. Nada tem de misteriosa e seus iniciados não se acham de posse de qualquer segredo, oculto ao vulgo. Será então necessária, para compreendê-la, uma inteligência fora do comum? Não, tanto que há homens de notória capacidade que não a compreendem, ao passo que inteligências vulgares, moços mesmo, apenas saídos da adolescência, lhes apreendem, com admirável precisão, os mais delicados matizes. Provém isso de que a parte por assim dizer material da ciência somente requer olhos que observem,enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar maturidade do senso moral, maturidade que independe da idade e do grau de instrução, porque é peculiar ao desenvolvimento, em sentido especial, do Espírito encarnado.
Nalguns, ainda muito tenazes são os laços da matéria para permitirem que o Espírito se desprenda das coisas da Terra; a névoa que os envolve tira-lhes a visão do infinito, donde resulta não romperem facilmente com os seus pendores, nem com seus hábitos, não percebendo haja qualquer coisa melhor do que aquilo de que são dotados. Têm a crença nos Espíritos como um simples fato, mas que nada ou bem pouco lhes modifica as tendências instintivas. Numa palavra: não divisam mais do que um raio de luz, insuficiente a guiá-los e a lhes facultar uma vigorosa aspiração, capaz de lhes sobrepujar as inclinações. Atêm-se mais aos fenômenos do que à moral, que se lhes afigura cediça e monótona. 
Pedem aos Espíritos que incessantemente os iniciem em novos mistérios, sem procurar saber se já se tornaram dignos de penetrar os arcanos do Criador. Esses são os espíritas imperfeitos, alguns dos quais ficam a meio caminho ou se afastam de seus irmãos em crença, porque recuam ante a obrigação de se reformarem, ou então guardam as suas simpatias para os que lhes compartilham das fraquezas ou das prevenções.
Contudo, a aceitação do princípio da doutrina é um primeiro passo que lhes tornará mais fácil o segundo, noutra existência. Aquele que pode ser, com razão, qualificado de espírita verdadeiro e sincero, se acha em grau superior de adiantamento moral. O Espírito, que nele domina de modo mais completo a matéria, dá-lhe uma percepção mais clara do futuro; os princípios da Doutrina lhe fazem vibrar fibras que nos outros se conservam inertes. Em suma: é tocado no coração, pelo que inabalável se lhe torna a fé. Um é qual músico que alguns acordes bastam para comover, ao passo que outro apenas ouve sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade.

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVII – Sede Perfeitos – Item 4


domingo, 15 de abril de 2012

PodSer #02 – A Biblioteca do SER

Escute Aqui:





Neste episódio, Haroldo, Guilherme de Barros, Pastor Enéias, Karen, Theo Cabral, João Nelio Thiago Franklinbatem um papo sobre a formação da Biblioteca do SER.
Neste Podcast: Perceba como é bela a amizade quando caem as escamas das diferenças religiosas, acompanhe Haroldo em uma saga por Israel comprando meia tonelada de livros e escute muitas historias engraçadas de dois grandes amigos!

Fala galera!!!
Bem trago a vocês o novo episodio do PodSer, como tinha prometido a cada semana vou postar um episodio novo do PodSer com o link para fazer o download do episodio, e para organizar mais o blog resolvemos fazer um cronograma:

Terça: Matéria sobre Mediunidade ou outros assuntos.

Quarta: Matéria sobre o Livro dos Espíritos.

Quinta: Uma lição do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Sexta: Vlog Viver o Amor (Nessa semana irei falar um pouco como vai funcionar o Vlog).

Então é isso pessoal com esse cronograma, o blog fica mais organizado, e se você quiser da umas dicas pra melhorar o cronograma ou algum tema a ser tratado comente nessa postagem beleza, espero que vocês gostem desse novo episodio do PodSer.

Um grande abraço a todos vocês. 

Link Para download do Episodio: http://www.4shared.com/mp3/OGgPJfNe/PodSer_02_-_A_Biblioteca_do_SE.html?





quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Piedade

17. A piedade é a virtude que mais vos aproxima dos anjos;
é a irmã da caridade, que vos conduz a Deus. Ah! deixai
que o vosso coração se enterneça ante o espetáculo das
misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes. Vossas
lágrimas são um bálsamo que lhes derramais nas feridas e,
quando, por bondosa simpatia, chegais a lhes proporcionar
a esperança e a resignação, que encanto não experimentais!
Tem um certo amargor, é certo, esse encanto, porque
nasce ao lado da desgraça; mas, não tendo o sabor
acre dos gozos mundanos, também não traz as pungentes
decepções do vazio que estes últimos deixam após si. Envolve-
o penetrante suavidade que enche de júbilo a alma. A
piedade, a piedade bem sentida é amor; amor é devotamento;
devotamento é o olvido de si mesmo e esse olvido, essa
abnegação em favor dos desgraçados, é a virtude por ex-
celência, a que em toda a sua vida praticou o divino
Messias e ensinou na sua doutrina tão santa e tão sublime.
Quando esta doutrina for restabelecida na sua pureza
primitiva, quando todos os povos se lhe submeterem, ela
tornará feliz a Terra, fazendo que reinem aí a concórdia, a
paz e o amor.
O sentimento mais apropriado a fazer que progridais,
domando em vós o egoísmo e o orgulho, aquele que dispõe
vossa alma à humildade, à beneficência e ao amor do próximo,
é a piedade! piedade que vos comove até às entranhas
à vista dos sofrimentos de vossos irmãos, que vos
impele a lhes estender a mão para socorrê-los e vos arranca
lágrimas de simpatia. Nunca, portanto, abafeis nos vossos
corações essas emoções celestes; não procedais como
esses egoístas endurecidos que se afastam dos aflitos, porque
o espetáculo de suas misérias lhes perturbaria por instantes
a existência álacre. Temei conservar-vos indiferentes,
quando puderdes ser úteis. A tranqüilidade comprada
à custa de uma indiferença culposa é a tranqüilidade do
mar Morto, no fundo de cujas águas se escondem a vasa
fétida e a corrupção.
Quão longe, no entanto, se acha a piedade de causar o
distúrbio e o aborrecimento de que se arreceia o egoísta!
Sem dúvida, ao contacto da desgraça de outrem, a alma,
voltando-se para si mesma, experimenta um confrangimento
natural e profundo, que põe em vibração todo o ser e o
abala penosamente. Grande, porém, é a compensação, quando
chegais a dar coragem e esperança a um irmão infeliz
que se enternece ao aperto de uma mão amiga e cujo olhar,
úmido, por vezes, de emoção e de reconhecimento, para
vós se dirige docemente, antes de se fixar no Céu em agradecimento
por lhe ter enviado um consolador, um amparo.
A piedade é o melancólico, mas celeste precursor da caridade,
primeira das virtudes que a tem por irmã e cujos benefícios
ela prepara e enobrece. – Miguel. (Bordéus, 1862.)

O Livro dos Espíritos – Cap. XIII – Item 17.

domingo, 8 de abril de 2012

PodSer #01 – O Primeiro PodSer






Neste episódio vamos ouvir um bate papo sobre o Instituto Ser, sobre espiritualidade, lembrar da figura maravilhosa do Sr. Honório Abreu e ainda ouvir psicofonias de Emmanuel e André Luiz, gravadas com Chico Xavier em Pedro Leopoldo, com o som de uma locomotiva ao fundo.
Neste episódio participaram o Thiago Franklin, Guilherme Barros, Haroldo Dutra Dias, Théo Cabral Filho e também o Luiz Henrique.
As gravações das psicofonias foram cedidas pelo nosso amigo Oceano que em Abril de 2011 lançará dois dvds completos com 47 gravaçôes de psicofonias de Emmanuel, André Luiz, Camilo Chaves, Labouriaux, José Xavier, Cairbar Schutel, Dias da Cruz, Melo Moraes e tantos outros, através da mediunidade de Chico Xavier.

Bem pessoal trago a vocês o PodCast que é um programa feito por espíritas e nele é tratado temas bem legais sobre o espiritismo, a cada semana vou postar um episódio do PodCast com o link para download do episodio, espero que todos vocês gostem e deixem um comentário falando do que vocês acharam do episodio, um grande abraço a todos e fiquem com  Deus. E se puderem compartilhem o episodio pra todos os seus amigos espíritas para ajudar a divulgar o trabalho dos nossos amigos.


Site do PodCasthttp://www.portalser.org/