sexta-feira, 1 de abril de 2011

Existe Vida em Outros Planetas?


Existe Vida em Outros Planetas

A questão é extremamente complexa, principalmente quando consideramos que um desequilíbrio qualquer e nosso próprio planeta podem ficar morto. Hoje, por exemplo, já se sabe que a vida na Terra não teria se desenvolvido ou ao menos permanecido se não fosse nossa proximidade com o imenso Júpiter.

A razão é que a grande parte dos cometas, meteoros e outras peças desse imenso jogo de Flipper cósmico é atraído pela gravidade de Júpiter e não chega à Terra. Apenas um dos que caíram em Júpiter na década de 90 e foram filmados por telescópios daqui ou do espaço causou uma explosão maior do que nosso planeta. Se pensar que não bastaria um planeta ter condições para desenvolver vida, mas seria preciso que tivesse também um "irmão maior" para protegê-lo da chuva de objetos que vaga pelo espaço, você percebe que a coisa é bem complexa.

Quanto a encontrarem vida em outros planetas, li algo na Internet de que é possível ser encontrada, na forma de microrganismos. Um cientista cristão afirma que determinadas rochas onde há grafite podem reter microrganismos em seu interior. Uma rocha assim poderia ser lançada ao espaço por algum impacto de um grande meteorito, como já aconteceu no passado na Terra. O meteorito que atingiu Júpiter lançou pedaços de sua crosta no espaço.

Uma vez no espaço, a consistência da rocha poderia proteger os microrganismos até que ela caísse em algum planeta onde, se não fosse possível à propagação daqueles organismos, pelo menos eles acabariam hibernando, como aconteceu com fungos de uma máquina fotográfica recolhida da Lua de uma missão anterior, ou se fossilizando dentro da rocha para serem um dia descobertos por algum astronauta terráqueo. Bingo! Acharam vida em Marte! Diriam os jornais. Sim, mas vida que veio da Terra.

O mesmo cientista acredita na possibilidade daquele meteorito que acharam com supostas formas de vida fossilizadas ter tido sua origem na própria Terra. Teria sido expelido para o espaço para depois voltar na forma de um meteorito. Existe até a possibilidade de bactérias que vivem na alta atmosfera serem levadas pelo espaço, mortas, mas pousarem em algum planeta vizinho (ainda vão achar "vida" na Lua!) 

Caso se interesse, vou transcrever abaixo um texto longo que traduzi há alguns anos.

EXISTE VIDA FORA DA TERRA?

A todo o momento somos bombardeados com notícias, livros e filmes sobre seres de outros planetas. Existirá alguma verdade por detrás de tudo isso? Vamos considerar alguns pontos importantes sobre este assunto.
O Que é Preciso Para Existir Vida?

Para que existisse vida em outros planetas, as condições teriam que ser ideais. A vida só seria possível se o planeta estivesse, por exemplo, a uma distância correta do seu sol, do contrário seria muito quente ou muito frio. A vida na Terra depende de uma infinidade de fatores além da distância do Sol. A composição da atmosfera, do solo, dos oceanos e rios, a inclinação do eixo da Terra e sua distância, não apenas do Sol mas até mesmo dos outros planetas, são importantes. Até mesmo a Lua afeta tremendamente a vida na superfície deste planeta. Apesar de existirem milhões de planetas em órbita de outras estrelas, seria extremamente improvável encontrar algum que tivesse exatamente as mesmas características. Ter água apenas não é suficiente, apesar da euforia que ocorreu entre os cientistas quando foi detectada a possível existência de água na lua Europa que gira em torno de Júpiter.
Vida Que Surge do Nada?
Mas ainda que se encontrassem todas as substâncias e condições ideais, isto por si só não indicaria a existência de vida. Sem a intervenção de alguma forma de inteligência, substâncias químicas sem vida não poderiam se transformar em coisas vivas. A Bíblia, a Palavra de Deus escrita e revelada a nós, ensina que a vida surgiu por um ato de criação de Deus neste planeta. Se existissem outros planetas parecidos com a Terra, a vida só teria surgido neles se Deus a tivesse criado. Os ateus e evolucionistas acreditam que a vida tenha surgido por acaso e por esta razão acreditam que o mesmo poderia ter acontecido em outros planetas. 
Seres Extraterrenos?
Existem alguns problemas impossíveis de serem resolvidos quando se acredita em seres extraterrenos. Deus nos deu detalhes específicos do futuro de todo o Universo, como a volta de Jesus à Terra e o que acontecerá no fim. O Universo, em algum dia ainda futuro, se enrolará como um rolo (Isaías 34:4; Apocalipse 06h14min). Se Deus tivesse criado seres vivos em outros planetas, eles seriam automaticamente destruídos, sem possibilidade de salvação. Foi por causa do pecado de Adão que tais coisas irão acontecer e foi na Terra que Adão pecou e foi à Terra que Cristo veio para morrer por causa do pecado. Foi ainda na Terra que Cristo ressuscitou, tendo Deus aceitado o Seu sacrifício, e é à Terra que voltará para buscar os que são Seus.



O Espiritismo Acredita em Vida em Outros Planetas?

O espiritismo acredita que todos os planetas são abitados. Neles existe vida, não como na Terra, mas acreditamos que existe vida em todos os planetas do universo.
Os planetas, segundo o espiritismo, os planetas habitados por seres definidos pela escala evolutiva. Até chegarmos à perfeição, passaremos por vários planetas, de várias formas de viver e de agir. Nosso planeta está passando por uma transição. Está passando de um planeta de Expiações e Provas para um planeta de Regeneração. E nós que estamos hoje aqui, daqui algum tempo estaremos em outra fase da evolução, passando por outros planetas, em busca da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário