quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conversas Familiares de Além - Túmulo

Bernard Palissy

Nova conversa onde Bernad Palissy responde as questões feitas por Allan Kardec sobre A VIDA EM JÚPITER.

Médiun: Allan Kardec

Espírito: Bernad Palissy

1.Existem lá o tédio e o desgosto da vida? – R.Não. o desgosto da vida origina-se no desprezo de si mesmo.
(...)

2. Comunicai-vos mais facilmente que nós com os outros Espíritos? – R. Sim; sempre. Não existe mais a matéria entre eles e nós.

3.  Em que se transformam os habitantes de Júpiter depois da morte? – R. Crescem sempre em perfeição, sem passar por mais provas.

4.  Poderias nomear alguns dos Espíritos habitantes de Júpiter que tivessem desempenhado uma grande missão na Terra?R. São Luis

5. As habitações de que nos deste uma mostra nos teus desenhos estão reunidas em cidades como aqui? R. Sim. Aqueles que se amam se reúnem. Só as paixões estabelecem a solidão em torno do homem. Se o homem ainda mau procura o seu semelhante, que é para ele um instrumento de dor, porque o homem puro e virtuoso deveria fugir de seus irmãos?

6. Os Espíritos são iguais ou de várias graduações?R. De diversos graus, mas da mesma ordem.

7. Pedimos que te reportes especialmente à escala espírita que demos no segundo número da Revista e que nos digas a que ordem pertencem os Espíritos encarnados em Júpiter?R. Todos bons, todos superiores. Por vezes o bem desce até o mal; entretanto, o mal jamais se mistura com o bem.

8. Os habitantes formam diferentes povos como aqui na Terra? – R. Sim: mas todos unidos entre si pelos laços de amor.

9.  Sendo assim as guerras são desconhecidas? R. Pergunta inútil.

10. O homem poderia chegar, na Terra, a um tal grau de perfeição que a guerra fosse desnecessária?R. Ele chegará a isto, sem a menor dúvida. A guerra desaparecerá com o egoísmo dos povos e à medida que melhor seja compreendida a fraternidade.

11. Os povos são governados por chefes? R. Sim.

12. Como aqui na Terra, lá existem povos mais ou menos avançados do que os outros?R. Não, mas entre os povos há diversos graus.

13. Se o povo mais adiantado da Terra fosse transportado para Júpiter, que posição ocuparia? – R. A que entre vós é ocupada pelos macacos.

14. Lá os povos se regem por leis? – R. Sim.

15. Há leis penais? – R. Não há mais crimes.

16. Quem faz as leis? – R. Deus as fez.

17. Há ricos e pobres? Por outras palavras: há homens que vivem na abundância e no supérfluo e outros a quem falta o necessário? – R. Não: todos são irmãos. Se um possuísse mais do que o outro, com este repartiria; não seria feliz quando seu irmão fosse necessitado.

18. De acordo com isso as fortunas de todos seriam iguais? – R. Eu não disse que todos sejam igualmente ricos. Perguntaste se haveria gente com o supérfluo enquanto a outros faltasse o necessário.

19. As duas repostas se nos afiguram contraditórias. Pedimos que estabeleças a concordância? – R. A ninguém falta o necessário; ninguém tem o supérfluo. Por outras palavras, a fortuna de cada um está em relação com a sua condição. Estais satisfeitos?

20. Agora compreendemos. Mas te perguntamos, entretanto, se aquele que tem menos não é infeliz em relação àquele que tem mais? – R. Ele não pode sentir-se infeliz, desde que nem é invejoso nem ciumento. A inveja e o ciúme produzem mais infelizes que a miséria.

21. As faculdades do homem são desenvolvidas pela educação? – R. Sim.

22.Pode o homem adquirir bastante perfeição na Terra para merecer passar imediatamente para Júpiter? – R. Sim. Mas na Terra é o homem submetido a imperfeições a fim de estar em relação com os seus semelhantes.

23. Há várias religiões? – R. Não. Todos professam o bem e todos adoram um só Deus.

24. Há templos e um culto? – R. Por templo há o coração do homem; por culto o bem que ele faz.

 

Fonte:

Observador Espírita 

Revista Espírita

Um comentário: