sábado, 12 de março de 2011

A Influência que a música exerce

A Influência da Música

QUESTÃO 251 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS
 
 
251. São sensíveis à música os Espíritos?
 
“Aludes à música terrena? Que é ela comparada à música celeste? ...
... A música possui infinitos encantos para os Espíritos, por terem eles muito desenvolvidas as qualidades sensitivas. Refiro-me à música celeste, que é tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber.”

          Tive a idéia de pesquisar sobre esse assunto não só por ser um grande apreciador de alguns compositores barrocos famosos, mas também por perceber ao longo de anos que certas músicas exerciam sensações sobre mim.
          Descobri então que “música” não é apenas um rearranjo de sons, mas sim a pura expressão da voz do universo. A natureza, para quem tem os “ouvidos” que possam captar, canta nas suas mais diversas formas, tons e timbres. É possível senti-la no ar, na água, e até nas luzes. A música realinha centros de força e muda a coloração espiritual do ambiente.
O amor é a música de Deus.
                                                                    Sammáryo Costa


A física da música
Nota musical é o termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma freqüência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda.

A cura através da música         
A Musicoterapia já é uma profissão reconhecida através da União Brasileira das Associações de Musicoterapia - UBAM.
          A regulamentação acaba de ser aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, mas há algum tempo
os sons, ritmos, melodias e harmonias já vêm sendo utilizadas como ferramentas de apoio no tratamento de pessoas com problemas psicológicos, emocionais, deficiência física e mental.
                                                                                              Ludmila Mihaleff

Desobsessão através da música         
          André Luiz, através do livro “Dissertações Espíritas”, psicografado por Antônio Fernandes Rodrigues, descreve que um determinado obsessor não demovia de seu desejo de vingança, apesar da bem arrazoada doutrinação promovida pelos instrutores espirituais.
          Sabedores de que o perseguidor era fã de Beethoven, encaminharam-no, sem despertar suspeita, para uma casa onde se ouvia uma de suas composições.
          O obsessor, ao perceber aquela melodia tão admirável, esqueceu seus intentos, dissipando todo aquele rancor que lhe fustigava a mente.
          Os sons harmoniosos fizeram o importantíssimo trabalho de abrir as portas enregeladas de seu coração, proporcionando condições para que fosse abordado de forma mais feliz, aceitando a argumentação envolvido emotivamente pela música.
                                Revista Cristã de Espiritismo, por Celso Santos


Comentário da questão 251 de O Livro Dos Espíritos por MIRAMEZ.

... A música possui encantos inumeráveis para os Espíritos. Por ela e através dela, podemos fazer maior bem, como harmonizar o próprio mundo interno. Ela tem o condão da universalidade; entra em todos os ambientes como benfeitora, alegrando e suscitando amor em todas as direções. O universo expressa a melodia de Deus; basta ter ouvidos para ouvir. Todos os Espíritos são sensíveis à música, e certamente os animais e a própria natureza, cantora imensurável da vida.


Para aperfeiçoar sensibilidades, avançando na escala da música divina, é imprescindível que harmonizemos nossos pensamentos no pensamento de Jesus. Ele é para nós o maior intérprete da melodia divina, e deu provas disso nos mostrando o quanto pode a música da palavra. Ele levantou caídos, curou chagas incuráveis pelos homens, deu vistas aos cegos, levantou paralíticos e fez voltar à vida muitos considerados mortos. Ainda mais, deixou para a humanidade uma partitura divina, como herança do seu amor, o Evangelho...
                      

2 comentários:

  1. como é bela ouvir as melodias de grandes nomes da musica como betthoven, mozart e o tio elias. A musica alegra o espirito e todos que estão ao seu redor. Pensemos um pouco sobre a musica e perceber que é uma melodia tão bela como o som dos cantos dos passaros e principalmente a melodia do amor

    ResponderExcluir
  2. Como eu posso dizer a musica cendo boa ela nos faz sonhar e amar...

    ResponderExcluir