quinta-feira, 15 de março de 2012

Livraria espirita itinerante chega a Manaus


A livraria espírita itinerante do mineiro Adjair Fernandes, que funciona dentro de um ônibus, chegou a Manaus e está posicionada ao lado do Teatro Amazonas, no Centro, onde fica até o dia 24 de maio. Depois segue para outros bairros da cidade e, na sequência, segue viagem com destino a Roraima e outros estados da Região Norte.

Os números da livraria ambulante são bem expressivos e deixam qualquer editora com inveja das vendas: já foram comercializados mais de 130 mil exemplares do ‘Evangelho Segundo o Espiritismo’ e 140 mil cópias do ‘Livro dos Espíritos’, por exemplo.

De acordo com o ‘aventureiro’, durante esse tempo que está na estrada, já passaram pelo veículo mais de quatro milhões de pessoas. Para elas, foram distribuídas gratuitamente 55 milhões de mensagens.

O local possui 2.350 títulos espíritas à venda. “Temos um projeto de divulgar a doutrina espírita e nada melhor do que usar os livros, afinal, tudo depende do conhecimento para entendermos o que se passa e isso está nos livros. Quero levar pessoalmente as mensagens de consolo, cultura e conhecimento aos lugares mais distantes do Brasil”, explica Adjair.

Um dos visitantes do espaço, o comerciante Celso Mafra, avalia como inovadora a iniciativa, mesmo tendo sido criada há quase 20 anos. “É interessante um lugar desse com tantos livros para serem adquiridos”, analisa.

Para Djair, sua estratégia de vendas é simples, consiste em levar o livro até o leitor e, com isso, consegue boa aceitação. “Em todas as cidades em que o ônibus está não para de entrar pessoas, seja as que já conhecem algo sobre o espiritismo ou as que somente entram por curiosidade”, revela.

Praticante da doutrina espírita há 45 anos, Djair Fernandes lembra que a ideia de transformar do ônibus surgiu após um dos filhos e a esposa sofrerem um assalto. No momento do ocorrido, um exemplar do evangelho espírita, que estava no carro chamou a atenção da dupla de assaltantes.

“Um deles pediu para minha nora ler um capítulo, e, por coincidência ou não, parou no trecho que fala sobre a caridade com os criminosos, foi quando eles deixaram as vítimas saírem”, recorda.

O mineiro fez então uma promessa: se o carro fosse encontrado, venderia e compraria um ônibus para transformá-lo numa livraria ambulante, o que aconteceu.  Após passar 3 anos em Uberaba, ele  pegou a estrada para outras cidades. “Desde lá, não parei mais”; completa.

O custo das viagens é pago com a venda dos livros, entretanto, ressalta que seu objetivo não é ter lucro, mas apenas divulgar o espiritismo. “O sustento para rodar o país é tirado, em menor parte, da venda de livros e CDs. Conto mesmo com meu patrimônio, fruto da vida de 30 anos como bancário e proprietário de uma imobiliária”, revela.0

Fonte http://www.emtempo.com.br/editorias/cultura/8929.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário