sábado, 20 de agosto de 2011

Mediunidade Conceitos e Tipos

è O que é a Mediunidade?
Lamatine Palhano Jr. Em seu “Dicionario da Filosofia Espírita”, conceitua mediunidade como sendo uma faculdade inerente ao homem que permite a ele a percepção, em um grau qualquer, da influencia dos espíritos. Não constitui privilégio exclusivo de uma ou outra pessoa, pois, sendo uma possibilidade orgânica, depende de um organismo mais ou menos sensitivo.
è Como ocorre o desenvolvimento da Faculdade Mediúnica?
O desenvolvimento da faculdade mediúnica depende da natureza mais ou menos expansiva do perispírito do médium e da maior ou menor facilidade da sua assimilação pelo dos espíritos; depende, portanto, do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princípio; não podendo, consequentemente, quando o principio não existe.
As relações entre os espíritos e os médiuns se estabelecem por meio dos respectivos perispíritos, dependendo a facilidade dessas relações do grau de afinidade existente entre os dois fluidos. Combinado os fluidos perispiriticos não só transmitem aos médiuns seus pensamentos, como também chegam a exercer sobre eles uma influência física, fazem-nos agir e falar à sua vontade. Todavia, a elevação moral do médium e seu controle sobre a faculdade que possuí impedira que os espíritos inferiorizados se adonem da sua faculdade e paralisem-lhe o livre arbítrio.
è Mediunidade – Classificação segundo seus Efeitos:
São os que sensibilizam diretamente os órgãos dos sentidos dos observadores. Podem se apresentar sob variadas formas, tais como:
Materialização: A materialização, de acordo com a Doutrina Espírita, é o fenômeno mediúnico no qual um espírito desencarnado ou um objeto qualquer, não proveniente do mundo físico, torna-se visível e tangível. É, portanto, uma manifestação de efeitos físicos. Afirmam as obras espíritas que, para que um espírito desencarnado materialize o seu perispírito ou um objeto inexistente no mundo físico, ele tem que fazer uso de uma substância semi-material exalada pelos seres vivos em geral e, em maior quantidade, pelos médiuns de efeitos físicos, chamada de ectoplasmaFonte: Wikipedia
Transfiguração: Modificação dos traços fisionômicos do próprio médium.
Levitação: Erguimento de objetos e/ou pessoas, contrariando a Lei Gravidade.
Transporte: Entrada e saída de objetos de recintos.
Bilocação ou Bicorporiedade: Aparecimento do espírito do médium desdobrado sob forma materializada, em lugar diferente ao do corpo.
Voz Direta: Vozes dos espíritos que soam pelo ambiente, independentemente do médium (em termos), através de uma garganta ectoplasmática.
Escrita Direta: Palavras, frases, mensagens, escritas sem a utilização da mão o médium.
Tiptologia: Sinais por pancadas formando palavras e frases inteligentes.
Sematologia: Movimento de objetos sem contato físico, traduzindo uma vontade, um sentimento, etc.
è Fenômenos de Efeitos Intelectuais ou Subjetivos:
Intuição: Uma modalidade de telepatia, quando a transmissão do pensamento se dá por meio do espírito do médium, ou melhor, de sua alma. Ela recebe pensamento do espírito que se manifesta e o transmite. Nessa situação o médium tem a consciência do que fala ou escreve, embora não exprima o seu próprio pensamento
Vidência: Faculdade anímica ou mediúnica que permite a uma pessoa perceber imagens da vida espiritual, e mesmo da vida corpórea, independentemente do tempo e da distancia.
Audiência:  Da mesma forma, faculdade anímica ou mediúnica que permite a uma pessoa escutar os sons do mundo espiritual.
Desdobramento: Estado no qual o espírito do percipiente desloca-se e vai até outros lugares, distantes ou não, fora da dimensão tempo/espaço, e descreve o que se vê e o que faz.
Psicometria: Faculdade que tem o médium de estabelecer contato com toda a vida psíquica de alguém, coisa ou ambiente, podendo perscrutar o passado, o presente e o futuro, bastando para isso que entre em contato com o nome ou um objeto relacionado.
Psicografia: É a escrita sob a influência dos espíritos. Os espíritos escrevem, impulsionando a mão do médium, seja por uma forte intuição, por um controle parcial do centro motor e com ciência do médium ou por uma ação mecânica absoluta.
Psicofonia: Fenômeno mediúnico que, associado ou não a outras modalidades da mediunidade, possibilita a um espírito falar através do aparelho fonador do médium.
Obs. À generalidade destes dois últimos tipos de fenômenos intelectuais (psicografia e psicofonia) tem-se denominado vulgarmente de “Incorporação Mediúnica”. Ressalta-se, todavia, que não ocorre a “introdução” do espírito ao corpo do médium, mas, sim, uma associação de seus fluidos com os do médium, resultantes das faixas vibratórias em que se encontrem e que pela lei de sintonia e da assimilação se identificam formando um complexo – Emissor – (espírito – desencarnado) e Receptor (médiun).
Fonte: O Livro dos Médiuns 




Nenhum comentário:

Postar um comentário