domingo, 7 de agosto de 2011

Entrevista com o Grupo de Teatro que se Apresenta na Conjovem

1.  Qual o nome do grupo?
Alguns, na verdade a grande maioria é participante do Projeto "Arte pela Casa", da Diretoria de Artes da Fundação Allan  Kardec e outros são artistas que participam de atividades de arte ligados ao movimento espírita. Todos foram especialmente convidados para integrar a equipe de Artes da Conjovem 2011.


2.    Quem está respondendo a essas perguntas em nome do grupo?
Anderson Mattos, que fui convidado pelo Coordenador Geral do Evento, Elias Brasilino para coordenar a equipe de Artes. Eu convidei Sílvio Romano, que esteve comigo na linha de frente desse trabalho também respondendo pela coordenação. Éramos então 2 coordenadores. 

3.    Quem o coordena atualmente?
Atualmente eu coordeno o projeto Arte pela Casa, da Diretoria de Artes, de onde vieram a maioria dos trabalhadores. 

4.    Quem teve a iniciativa de formá-lo?
A FAK sempre incentivou o teatro na casa, a partir de 2010 foi criada uma Diretoria de Artes e foi criado um projeto chamado "Teatro pela Casa", que atende às solicitações da própria casa. 

5.    Quando o grupo teve início?
Este grupo está junto há muito tempo, e já realizaram muitos trabalhos. Temos alguns integrantes mais antigos e outros mais novos. Mas o teatro na FAK, onde tudo teve origem já existe há mais de duas décadas. 


6.    Como funciona a entrada de novos membros no grupo? Estamos abertos a novos integrantes, que participem das atividades da Fundação Allan Kardec e queiram ser trabalhadores da Artes. 



7.  De onde é tirado o roteiro e a idéia das apresentações? Quem é responsável pela trilha sonora que acompanha alguns momentos?
É a coordenação e a equipe pedagógica da Conjovem quem encaminha os textos que fazemos as adaptações ou passa a temática para que produzamos os textos. 

8.    Quanto tempo de ensaio é necessário para uma apresentação do gupo? E o figurino, o próprio grupo produz?
Cada apresentação tem uma dinâmica, algumas precisam de um tempo maior para a preparação dos atores e produção. No geral trabalhamos com antecedencia de dois meses. Trabalhamos com um processo de produção coletiva, mas na frente da produção de figurinos e cenários tivemos o Sílvio Romano, a Alessandra Saraiva e eu. 

9.  Sobre os ensaios. Eles ocorrem frequentemente ou apenas quando é solicitada a apresentação?
O grupo do Teatro pela casa reune-se semanalmente. Para a conjovem nos encontrávamos semanalmente, mais próximo do evento nos reunimos mais vezes por semana. 

10.  O grupo possui algum blog ou site?
Não. A Alessandra criou um blog para escolhermos as melhores performances e apresentação da conjovem 2011.
O grupo não tem um site, mas a partir deste ano criamos uma forma divertida de avaliar as ações da Conjovem e  reconhecer os esforços de cada um. Tivemos então a votação do Isaura Awards, onde foram premiadas as melhores performances de cada ator/atriz, produção e etc. O blog será atualizado com fotos dos eventos, da entrega do prêmio e ficará como registro de nossas ações na Conjovem. A votação ocorreu somente entre os trabalhadores da arte. http://isaurawards.blogspot.com/


11.    Quem são os integrantes atuais do grupo?
A maioria é da FAK.


12.  É mais trabalhoso montar uma apresentação de cunho moral para enfatizar algum ensinamento?
Todas as apresentações trazem algum ensinamento. Isso já é parte do nosso trabalho. Trabalhoso é, mas é muito prazeroso. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário